Início dos trabalhos de 2019 nas aulas de História

Por Lucilene Fernandes


A implementação do novo Currículo Paulista se inicia nas aulas de História refletindo sobre a convivência, o ambiente de aprendizagem e retomando o que foi estudado no ano anterior.

O ano letivo de 2019 iniciou-se em fevereiro e com ele os estudos para implementação de um novo Currículo Paulista que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - para o ensino fundamental. A busca é de desenvolver as Competências Gerais da BNCC para a Educação Básica. (clique aqui para conhecer a BNCC)


Retomada dos estudos

As primeiras semanas de aula marcam uma retomada dos estudos realizados nos anos anteriores, buscando realizar uma "progressão das habilidades" conforme indicada no novo Currículo Paulista.  Para tanto, e de acordo com as orientações  da Secretaria Estadual de Educação no documento Orientações para os primeiros dias letivos com Foco na Aprendizagem, estamos realizando atividades "que resgatem percursos de aprendizagem e que possam fornecer elementos para um diagnóstico que, acrescido de sua experiência, pode apontar para as necessidades das turmas/salas".

Grupo de alunas do 7º ano prepara revisão dos estudos do ano anterior para apresentar aos colegas
Usando como base os textos do livro didático, os alunos foram organizados em grupos e prepararam apresentações de trechos do livro que tratam dos estudos do final do ano letivo anterior. Esta atividade contribui para:
  • reativar conceitos e ideias aprendidos
  • localizar historicamente no tempo e no espaço os temas estudados
  • diagnosticar as habilidades de leitura, síntese e apresentação oral do texto

E como construir um novo mundo implica hoje em adotar a linguagem digital fica a nossa hastag que acompanha os trabalhos protagonistas:

 #eutambémfaçopartedessaHistória


Atividade Permanente "Nossa escola, nosso mundo"

A 10ª competência indicada na BNCC orientou a atividade de reflexão para que professora e alunos estabeleçam as regras de convivência na sala de aula, também chamada pelos estudiosos de "contrato pedagógico". 
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Foi proposto aos alunos a Atividade Permanente "Nossa escola, nosso mundo", que consiste em realizar uma aula por semana com atividades e reflexões que integrem o conteúdo estudado com o mundo real. Esta atividade favorece a contextualização e constitui um espaço de desenvolvimento da capacidade de argumentação.

A primeira reflexão partiu da ideia de como podemos e devemos pautar nossas atitudes cotidianas pelos valores que desejamos para o nosso mundo. 
  • A partir da pergunta "Como é o mundo que queremos?", os alunos desenharam e apresentaram os valores e as atitudes que desejam para nosso mundo
Levantamento de palavras ditas por cada aluno que representam "O mundo que queremos"

  • A seguir, conversamos sobre a necessidade de adotarmos atitudes que busquem realizar este mundo que desejamos. 
  • Então estabelecemos regras coletivas para nortear nosso trabalho em sala de aula que busquem colocar em prática o mundo que queremos.
Algumas regras coletivas redigidas pela turma, a partir das ideias para "O mundo que queremos"
E assim vamos fazendo o nosso melhor...



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