Protagonismo e Corresponsabilidade

Por Lucilene Fernandes


As alunas Brenda e Vitória, do 9º ano, arrasaram conduzindo uma dinâmica e uma profunda reflexão com os alunos sobre "rótulos" que colocamos e recebemos das pessoas!

As alunas Brenda, Vitória e Maria Julia procuraram a professora interessadas em propor uma atividade para a turma. A iniciativa mostra o protagonismo e a corresponsabilidade nas aulas!

A atividade fechou nossos estudos sobre o Imperialismo na África e Ásia, também chamado Neocolonialismo.

As alunas, junto com a colega Maria Julia, prepararam fichas com rótulos que foram anexados nas costas dos colegas. E durante alguns minutos, eles puderam vivenciar o tratamento que receberiam caso as pessoas os rotulassem daquela maneira.

Depois isso, em círculo, e estimulado pelas alunas/professoras, cada aluno pode comentar como foi tratado, que sentimentos a experiência despertou e porque isso é importante.

Durante as aulas sobre Neocolonialismo, refletimos sobre as justificativas ideológicas das grandes potências europeias para o domínio da África e da Ásia. Estas justificativas envolveram racismo e rótulos que influenciam a situação política, social e econômica destes países até hoje. 

Por este motivo, refletir sobre os rótulos que muitas vezes recebemos e sobre os rótulos que colocamos em outras pessoas é muito importante para a compreensão da pluralidade cultural em escala mais ampla mas também sobre cidadania, solidariedade, bullying e valores pessoais.

PARABÉNS ALUNAS PROTAGONISTAS!

Ao final, ficou aberto o espaço para que outros alunos que desejarem realizar atividades com os colegas possam fazê-lo, tornando a aula mais corresponsável.

Comentários