Historiática

Por Lucilene Fernandes


Foi assim, brincando que na aula agora nós iríamos "shippar" História com Matemática que os alunos receberam como atividade da aula de História, a construção de um gráfico dentro dos estudos sobre a Primeira Guerra Mundial,

O Currículo Oficial do Estado de São Paulo indica que, ao trabalhar Primeira Guerra Mundial, os alunos desenvolvam habilidade de "Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial". Logo, a observação do número de mortes em um gráfico causaria mais impacto do que apenas em tabela, permitindo comparações entre os países e estimulando a reflexão. 

No entanto, a construção do gráfico é um desafio para alguns alunos! O diagnóstico feito pela professora de Matemática indicou que os alunos têm dificuldade na habilidade de "Reconhecer as diferentes representações de um número racional, localizar números racionais na reta e relacionar um número racional com em conjunto de frações equivalentes."

Assim, além de retomar o uso da escala (combinamos que 1cm = 100000 mortos), da "regra de 3", no desenho das colunas, alguns alunos necessitaram de apoio para localizar na régua pontos como "9,08". 

 Claro que alguns alunos se desincumbiram da tarefa com facilidade, e para estes o desafio de representar o gráfico também na forma de setores também foi colocado.

Foram necessárias 4 aulas para realização da atividade. De fato é um tempo significativo das aulas! Mas é também uma oportunidade de contextualizar a Matemática, compreendendo a sua importância. E também uma reflexão sobre como ferramentas de outras disciplinas ajudam na compreensão histórica!

Uma atividade simples, mas significativa!





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