História: o aluno constrói o conhecimento

Por Lucilene Fernandes

O Programa de Ensino Integral tem como missão: "Ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência acadêmica, no apoio integral aos seus projetos de vida; seu aprimoramento como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico." 

Porquanto, a metodologia utilizada em sala de aula busca sempre desenvolver a autonomia, estimulando o aluno a empenhar-se na busca do conhecimento e desenvolver habilidades de aprendizagem que lhe permitam trilhar o seu próprio percurso de aprendizagem, apropriando-se do conhecimento construído pela humanidade e das ferramentas para sua interpretação e aplicação no contexto da vida real. 

O Protagonismo, que é um dos princípios do PEI, é focado em projetos didáticos e em trabalhos das disciplinas da parte diversificada, mas está também presente no dia-a-dia da aula, nas atividades dentro da classe que colocam o aluno na busca e partilha do conhecimento. 

 

Na área de Ciências Humanas, a pesquisa é uma importante ferramenta de autonomia. E pesquisar de forma funcional e eficiente exige o desenvolvimento de habilidades básicas de leitura, seleção e organização de informações. Sobretudo no mundo de hoje em que muitas vezes a pesquisa é vista apenas como um "control + C" e "control + V" na tela do computador, deixando a seleção por conta das ferramentas de busca da rede mundial de computadores. 


Nas aulas de História, os trabalhos em grupo em que os alunos pesquisam e apresentam o conhecimento adquirido de forma organizada e respondem à questões, relacionando o que foi pesquisado ao contexto da época que vem sendo estudado. Desta forma demonstram a apropriação que fizeram daquilo que foi pesquisado. 

Na imagem abaixo, um grupo de alunos do 9º ano organizou a apresentação do que foi pesquisado em forma de MAPA DE IDEIAS, outra ferramenta que estimula a apropriação do conhecimento e é bastante trabalhada nas aulas de História desta turma. 

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